Experiência e credibilidade de mais de 20 anos
Somos a Khiaro Consultoria Ambiental, uma empresa jovem, mas com muita experiência e conhecimento. Nosso compromisso junto ao cliente é ser uma consultoria resolutiva com uma visão integrada dos processos com compromisso e responsabilidade.


Nossas áreas de atuação
Nossos clientes são: indústrias químicas, material gráfico, construção civil, material plástico, da madeira, têxtil, metalúrgica, tratamento de superfície, hospitais, automotiva, borracha, vidro, calçadista, de bebidas, agronegócio, alimentação, tecnologia e energia, bem como demais atividades a elas associadas.
Nosso objetivo é levar ao cliente um novo olhar, onde a transformação seja efetiva e implantada com base sólidas, tornando a sustentabilidade um indicador de desempenho social, ambiental e econômico.
Somos especialistas
Em consultoria ambiental, licenciamento e regularizações ambientais, análises de riscos, avaliações, adequações, projetos, planos de gerenciamento de resíduos e áreas contaminadas, desenvolvimento de planos e programas e atuando junto a empresas de diferentes segmentos e em parceria com inúmeros profissionais, sempre pautados na ética, compromisso e honestidade.
Consultoria ambiental da Khiaro tem como objetivo, além da regularização ambiental, analisar processos e implantar procedimentos de melhoria contínua, auxiliando a empresa a construir uma cultura de cuidado e respeito com o meio ambiente.
Com uma equipe técnica capacitada, nós da Khiaro analisamos a legislação que impacta sobre a atividade, diferentes licenças, cadastros e autorizações que são necessárias, bem como os impactos de possíveis atuações em caso de descumprimento das questões legais. Com base nesta análise, identificamos as necessidades e oportunidades para empresa e fornecemos as soluções que irão gerar uma transformação efetiva, tornando a sustentabilidade um indicador de desempenho social, ambiental e econômico.
Nossa consultoria é construída com visitas e reuniões periódicas. Fazemos uso de programas específicos de gestão para atendimento das questões legais, condicionantes de licenças e cadastros, garantindo assim o atendimento de todas as rotinas ambientais.
O trabalho de nossa consultoria conta também com a emissão e manutenção de responsabilidade técnica pelo gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos, licenças e cadastros, bem como elaboração de projetos, planos e relatórios técnicos necessários para atender aos diferentes órgãos (SINIR, RAPP, mapas Polícia Federal e Exército, DMR, entre outros).
A Khiaro possui profissionais com grande experiências em processo de licenciamento ambiental junto aos diferentes órgãos federais, estaduais e municipais. Elaboramos, orientamos e encaminhamos os processos de regularizações e licenciamento ambiental em suas diferentes etapas, com um acompanhamento desde a escolha do local mais adequado até a liberação dos documentos.
Conheça alguns tipos de licença:
Licença Prévia (LP): A LP aprova a localização e concepção do empreendimento, atividade ou obra que se encontra na fase preliminar do planejamento atestando a sua viabilidade ambiental, e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação.
Licença de Instalação (LI): Esta etapa contempla a análise de todos os projetos, programas e planos solicitados na fase anterior (LP), e autoriza a instalação do empreendimento, atividade ou obra de acordo com as especificações pré-estabelecidas.
Licença de Operação (LO): Após a instalação de todas as estruturas e verificação do efetivo cumprimento das medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas nas licenças anteriores (LP e LI), deve ser solicitada a LO. A LO autoriza a operação da atividade, obra ou empreendimento.
Licença de Operação de Regularização (LOR): Esta licença deve ser solicitada por empresas ou atividades que não passaram pelas fases de LP e LI, e que já estejam em operação. Nesta etapa serão solicitados todos os documentos e projetos das etapas anteriores.
O transporte rodoviário de produtos que sejam perigosos, por representarem risco para a saúde de pessoas ou para o meio ambiente, está submetido às regras e aos procedimentos estabelecidos pela Resolução ANTT nº 5.947/21, que entrou em vigor 01/07/2021. Esta resolução estabelece as prescrições relativas às condições do transporte; documentação; deveres, obrigações e responsabilidades; infrações aplicáveis; sinalização dos equipamentos de transporte; a documentação; as prescrições aplicáveis a veículos e equipamentos do transporte rodoviário, quantidade limitada.
Na Khiaro você encontra profissionais capacitados para o licenciamento de transporte de produtos e/ou resíduos perigosos, com emissão de ART e treinamento necessários para atendimento da legislação vigente.
Certificado de Licença de Funcionamento da Polícia Federal (CLF)
A Polícia Federal é quem realiza o controle e a fiscalização da fabricação, produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de drogas ilícitas, cumprindo o disposto na legislação.
Qualquer atividade que fizer uso de produtos químicos que são sujeitos a controle deve possuir cadastro e certificado de licença. OCLF é o documento que comprova que a pessoa jurídica está habilitada a exercer atividade com produtos químicos.
Na Portaria 240/2019, estão descritos os procedimentos para o controle e a fiscalização de produtos químicos e a relação os produtos químicos sujeitos a controle. Nesta portaria também encontramos informações sobre o Certificado de Licença de Funcionamento – CLF e os documentos necessário para obtenção. São mais de 140 produtos controlados, distribuídos em 7 listas.
Ficou com dúvidas? Entre em contato e conte com profissionais qualificados e com uma grande experiência de mercado.
As pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades sob controle ambiental têm obrigação de se inscrever no CTF/APP e/ou CTF/AIDA conforme a legislação vigente. São 10 Fichas Técnica de Enquadramento (FTEs), onde estão relacionadas todas as atividades passíveis de cadastro.
Mas qual a diferença do CTF/APP e CTF/AINDA?
CTF/AIDA – É o registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam à consultoria técnica sobre problemas ecológicos e ambientais e à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
O CTF/APP – É o registro de pessoas físicas e jurídicas que executam atividades que façam uso de recursos naturais seja para consumo, produção, industrialização, transformações ou comercialização, conforme previsto em legislação federal.
Com o cadastro é emitido o Certificado de Regularidade (CR), certidão pela qual o Ibama atesta que os dados da pessoa inscrita estão em conformidade para com as obrigações decorrentes dos Cadastros Técnicos Federais.
Cabe esclarecer que em alguns processos de licitações, licenciamento ambiental, financiamento é exigida a apresentação do Cerificado de Regularidade (CR), para participar e dar sequência aos processos. Ficou com dúvidas, acesse http://www.ibama.gov.br/cadastros/ctf , ou entre em contato com a Khiaro Consultoria Ambiental. Nossos técnicos irão avaliar a sua atividade e esclarecer suas dúvidas sobre o sistema, tipo de cadastro, emissão de certificados e envio de relatórios.
Nossa experiência de mercado e capacidade técnica reconhecida, permite atuar em diferentes mercados e a desenvolver produtos e serviços específicos, conforme a necessidade do cliente. Podemos atuar na sua empresa executando:
Laudo de Caracterização Ambiental: Este laudo tem como objetivo auxiliar na escolha de áreas para instalação de atividades industriais, licenciamento de loteamentos, supressão de vegetação ou identificação de uso e ocupação do solo. Através do levantamento da vegetação, topografia, áreas de preservação e informações do Plano Diretor do Municipal, entre outras características, é possível identificar quais atividades podem ser instaladas na área em estudo, e quais os custos envolvidos com os projetos, licenças, cadastros e autorizações.
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV): É um instrumento previsto no Estatuto da Cidade, que busca compreender os efeitos, positivos ou negativos, gerados por um empreendimento ao seu entorno, documento que serve como base para o licenciamento ambiental e liberações de algumas atividades.
Estudo de Impacto Ambiental (EIA): O EIA é um documento necessário para licenciamento de algumas atividades e contém informações e resultados das análises que são realizadas em uma determinada área. Neles devem constar os pontos favoráveis e negativos dos meios físico, biótico e socioeconômico das localidades que vão abrigar uma futura atividade.
Relatório Anual de atividades Potencialmente Poluidoras Ambiental Preliminar (RAPP): O RAPP deve ser entregue até final de março de cada ano, e os dados a serem preenchidos devem ser referentes ao exercício da atividade no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior. Auxiliamos a sua empresa na elaboração e entrega.
Também chamada de Auditoria Compulsória da FEPAM, é uma exigência do órgão ambiental seguindo as diretrizes da Portaria 32/216, e tem como objetivo verificar as atividades desenvolvidas pela empresa e sua conformidade com a legislação aplicável, e pode também servir de base para renovação do licenciamento ambiental. Segundo a portaria, a auditoria ambiental deve envolver análise das evidências objetivas, que permitam determinar se a instalação da atividade auditada atende aos critérios estabelecidos na legislação aplicável e no licenciamento ambiental, e os resultados da auditoria devem ser motivadores de implantação de Sistema de Gestão Ambiental e de melhorias contínuas.
Tendo como base a NBR ABNT 15515-1, a avaliação consiste em identificar a possível existência de contaminação do solo e água subterrânea decorrente de exercícios de atividade em um determinado local, ou a possível contaminação por depósito irregular de resíduos.
A avaliação de passivo ambiental possui características muito abrangentes, onde estão enquadradas as observâncias às normas ambientais e os procedimentos e estudos técnicos efetivados como por exemplo exigências legais, aplicação das normas técnicas e existências de processo ou autuações. Esta avaliação é realizada mediante a coleta de dados existentes, vistoria de reconhecimento da área e estudos técnicos.
A utilização da ferramenta “investigação de passivos ambientais”, ganha importância quando as organizações realizam operações de associação, fusão, compra ou venda de ativos, seguro, transações imobiliárias e abertura ou aumento de capital, entre diversas outras, nas quais o valor de mercado do próprio objeto das operações é fortemente impactado pelo passivo ambiental ou, mais intensamente ainda, pelas expectativas exacerbadas em torno do mesmo passivo. Quem compra torna-se o titular do ativo e do passivo ambiental.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um dos instrumentos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010. O PGRS é um documento onde são definidas as medidas e procedimentos de gerenciamento e gestão dos resíduos sólidos gerados no desenvolvimento das diferentes atividades, considerando todas as etapas: geração, acondicionamento e armazenamento interno, transporte e destinação final.
Conforme determina a legislação, o PGRS deve ser elaborado por um técnico habilitado, o qual se responsabiliza, juntamente com a empresa, por todas as etapas estabelecidas no plano, sempre observado o que estabelece a legislação vigente e tendo como objetivo a redução e a minimização dos impactos ambientais
PRAD: Plano de recuperação de áreas degradadas
O PRAD refere-se ao conjunto de ações que auxiliarão à uma determinada área degradada, a reestabelecer um novo equilíbrio, semelhante ao original ou tornando o local propício para uso futuro.
As principais etapas de plano de recuperação de área degradada são:
– Caracterização e avaliação dos impactos;
– Definição dos objetivos e análise das alternativas de recuperação;
– Definição e implementação das medidas de recuperação:
– Proposições para monitoramento e manutenção das medidas corretivas a serem implementadas.
ESG (Environmental, Social, Governance) é um conjunto de padrões e boas práticas que relaciona os três pilares: ambiental, social e governança, como critérios para confirmar se a empresa realmente é sustentável. É uma referência para comprovar que a organização possui a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio dos seus negócios perante toda a sua cadeia de relacionamento.
Através de diagnóstico, inventário e monitoramento, avaliamos as prática adotadas pela empresa, e confrontamos com os critérios do ESG, e propondo alterações nos processos para melhorar os indicadores ESG e desempenho da organização. A indiferença a esta questão pode acarretar riscos a reputação, danos a marca, perda de investimentos fracasso nos negócios. Por outro lado, o entendimento da dimensão e o compromisso com a sustentabilidade, estimula a inovação transformadora, o alinhamento entre discursos e ações e, principalmente, melhora a liderança, a colaboração e a transparência nas organizações.
O PGR é a elaboração e implementação de processos que visam prevenir, minimizar, monitorar e controlar os riscos, e conforme a nova redação da NR1- Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, será obrigatório a partir de março/2022.
Com base nesta norma, o PGR além de ser elaborado observando as questões legais, deverá desenvolver um sistema de gestão para a saúde e segurança dos trabalhadores, considerando todos os riscos físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes, ao qual o programa deve ser baseado, a fim de promover um ambiente mais seguro.
A nova redação traz além da obrigatoriedade do PGR, tratamento diferenciado ao Microempreendedor Individual – MEI, à Microempresa – ME e à Empresa de Pequeno Porte – EPP de graus de risco 1 e 2, podendo estes ficarem dispensados de elaboração do PPRA e PCMSO. Pensando em melhor atender nossos clientes, reunimos profissionais e parceiros com grande experiência na identificação e gerenciamento dos riscos associados com as diferentes atividades. Entre em contato e saiba como podemos auxiliar você a cuidar de seus funcionários. Conhecimento e atitude podem salvar vidas.
CLCB: CERTIFICADO DE LICENÇA DO CORPO DE BOMBEIROS
PSPCI: Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio
PPCI – Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios
A regularização de imóveis, liberações de documentos junto aos bombeiros, licenças e alvarás envolvem tempo, conhecimento específicos e, quando não executado de forma correta podem acarretar inúmeros prejuízos. A Khiaro, juntamente com seus parceiros, tem a possibilidade de auxiliar a sua empresa em todas as fases, desde a elaboração dos projetos, instalações de proteções, liberação e renovações de documentos, com confiabilidade, agilidade e melhor custo-benefício.
As empresas às vezes, ao adquirir ou locarem uma área, acabam se deparando com uma situação que irá causar muitos transtornos e prejuízos financeiros, áreas com contaminação, depósito irregulares de resíduos, e outras situação que podemos também denominar de passivos ambientais.
Áreas contaminadas, ao contrário do que se pensa são muito comuns. Prova disso é que 2014 o IPT – O Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo em parceria com a AESAS (Associação das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental) e CETESB realizaram um estudo para criar o primeiro Panorama do Setor de Áreas Contaminadas no Brasil. O estudo, além de mapear as áreas contaminadas do país, retrata a evolução da tecnologia e as oportunidades de desenvolvimento, caracteriza a atuação técnica e econômica das empresas e as ações dos órgãos ambientais.
Após a identificação da existência de contaminação, são necessários estudos para o gerenciamento e descontaminação desta área. Este processo envolve diferentes etapas e estudos técnicos, bem como licenciamento ambiental junto ao órgão competente. O Procedimento para Gerenciamento de Áreas Contaminadas descreve como deverão ser conduzidas todas as etapas do processo de identificação e de reabilitação de áreas contaminadas.
Mais do que identificar as áreas, acreditamos que é importante que as empresas busquem adequar seus processos para evitar as contaminações e os custos envolvidos com a recuperação e gerenciamento.
Quer saber mais, entre em contato e saiba quais soluções temos para te oferecer.
Hoje as atividades em função dos seus diferentes processos possuem riscos associados que quando não mapeados e analisados podem resultar em incidentes e acidentes ambientais, trazendo prejuízos de imagem e financeiros para empresa. Nosso trabalho é focado no mapeamento e identificação destes riscos, sua categorização e ações para transformar estes riscos em oportunidades de melhorias.
Estamos em Caxias do Sul – RS
e atendemos Rio Grande do Sul e Santa Catarina
